Com maestro vindo da Alemanha, 1º Festival de Música Vocal terá workshops, concertos e palestras
22/02/2026
(Foto: Reprodução) Maestro brasileiro Luiz de Godoy, atualmente radicado na Alemanha enquanto diretor artístico do coro 'Meninos Cantores de Hamburgo'
Divulgação
O 1º Festival de Música Vocal (FEMUV) abrangerá diferentes espaços culturais de Santos, no litorald e São Paulo, entre os dias 27 de fevereiro e 7 de março. Toda a programação, que envolve concertos, mesas de debates e workshops de voz, é aberta a população (veja a programação abaixo).
De acordo com a organização do evento, a programação reúne professores de canto das principais universidades públicas estaduais de São Paulo. A coordenadora do festival, Denise Yamaoka, é mestra em Música e que há mais de 15 anos atua na área. "São intérpretes de renome, regentes com vasta experiência nacional e internacional e pesquisadores de referência", disse ela, por meio de nota.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
As palestras e mesas redondas vão promovem o diálogo entre artistas, pesquisadores e educadores sobre os desafios atuais da música vocal. Os encontros abordam temas como pedagogia do canto, circulação do repertório brasileiro e sustentabilidade dos projetos corais.
Também haverá recitais e concertos, que irão apresentar ao público diferentes perspectivas da música vocal, reunindo intérpretes, repertórios e formações que dialogam entre tradição e criação contemporânea.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Workshops
Os workshops do festival oferecem formação prática em técnica vocal, interpretação e canto coral com professores de reconhecida atuação nacional, das três principais universidades públicas de São Paulo. As atividades articulam fundamentos do canto lírico, saúde da voz e expressividade cênica, atendendo cantores iniciantes e experientes.
Um dos destaques é o maestro brasileiro Luiz de Godoy, atualmente radicado na Alemanha enquanto diretor artístico do coro 'Meninos Cantores de Hamburgo', já tendo se juntado às filarmônicas de Viena e Berlim, além de já ter se apresentado em diferentes países - da Ásia à América do Sul.
Os interessados em participar dos workshops precisam se inscrever por meio do site do evento.
Coordenadora do festival, Denise Yamaoka, é mestra em Música e que há mais de 15 anos atua na área
Divulgação
Confira a programação abaixo:
27/02 – Sexta-Feira
18h - Teatro Guarany - Mesa de Abertura – Perspectivas da Música Vocal no Brasil - com Maestro Lutero Rodrigues (UNESP), Prof. Dr. Leandro Cavini (UNICAMP), Isabela Siscari (Coral Paulistano) e mediação do maestro Ricardo Cardim.
20h - Teatro Guarany - Concerto de Abertura – com Isabela Siscari (piano), Denise Yamaoka (soprano) e Leandro Cavini (barítono)
28/02 - Sábado
9h – Espaço Yamaoka - Workshop de Canto com a Profa. Dra. Juliana Starling (UNESP)
14h - AABB - Salão Social - Leitura Aberta – Coros de Ópera
19h - Concerto do Duo D'Elas - com a soprano Edna D'Oliveira e a pianista Sheilla Glaser
01/03 - Domingo
9h – Espaço Yamaoka - Workshop de Canto - com a Profa. Dra. Flávia Albano (USP)
14h - Espaço Concidadania - Mesa de debates – "Vozes em Formação: Gestão, cuidado e prática artística em coros infantis e infantojuvenis”- com as maestras Gisele Cruz, Sonia Onuki e Regina Kinjo
19h - Gala Lírica Santista
02 a 06/03 – AABB
18h30 - Prática Intensiva de Canto Coral – com o maestro Luiz de Godoy
07/03 – Sábado - Teatro Municipal Braz Cubas
10h - Técnica Vocal para Coros – com Prof. Dr. Angelo Fernandes (UNICAMP)
14h - Fórum de Regentes Corais de Santos
20h – Concerto de Encerramento – Maestro Luiz de Godoy, Coro do FeMuV 2026 e Quarteto de Cordas Martins Fontes